sábado, 10 de janeiro de 2009

Mistérios


O assunto é polémico e não é de hoje. Desde os tempos mais remotos, o homem tenta encontrar respostas para o que lhe espera no “além-vida” apoiando-se em conhecimentos empíricos e teológicos, fazendo da Religião uma das plataformas favoritas para resolver suas formulações mais cruéis acerca da morte.

No Egito, por exemplo, os Faraós eram mumificados e recebiam enxertes de ervas de cheiro dentro dos seus corpos, além de um livro denominado “O Livro dos Mortos”, no qual continha instruções sobre como proceder na outra vida. Em outras culturas, o defunto era posto numa pequena barca e queimado, ou ainda deixado dentro de cavernas envolto em panos. Hoje chegamos aos novíssimos canibalescos métodos funerários de queimar pessoas vivas, arrasta-las por quilômetros a fio presas ao cinto de segurança, decapita-las, esquarteja-las, fuzila-las dentro de favelas. Estamos mesmo no século XXI?

O ditado de que a única certeza das nossas vidas é a morte, acarreta não só hordas religiosas das mais variadas querendo arregimentar novos fiéis e prometendo a morada eterna num pedaço do céu, mas também uma gama infinita de gente viva que vive do “negócio da morte” como fonte de vida. Estranho, não? Pois é, amigo, serviço funeral é um negócio da China (dispensemos aqui o trocadilho com o novo entorpecente das massas, digo, novela da Globo!) para aqueles que já esperam pelo próximo óbito à frente das UTI´S brasileiras.

Em se falando de mortes, lembrei-me dos cemitérios e nos seus conceitos. Seria tal recanto apenas um depósito de corpos humanos em decomposição, ou a sua essência e aura transcendem essa visão limitada e nos leva a imaginá-lo como um portal para outras vidas? Pois bem, é com esse propósito que o presente texto foi redigido e, depois de toda essa prosa fiada, nos indaga sobre mais um polémico tema cuja resolução acredito ser algo infindável.

Para você, o que é o cemitério? Resolva-se antes que a morte te carregue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário