sábado, 28 de fevereiro de 2009

Globo, a verdadeira autarquia


Vez por outra “presencio” debates ferrenhos no Orkut acerca da Globo e a sua suposta inclinação à manipulação. Essa semana, no Ceará, por motivos ainda “obscuros”, a TV Verdes Mares – aquela do Garras da Patrulha, Coxinha e companhia... – foi impedida, definitivamente, de enviar o seu sinal de satélite para todo o Brasil.

Não que a grade da emissora alencarina seja repleta de programas culturais e de bom gosto, mas tal atitude foi um golpe certeiro no ego do cearense e do povo nordestino como um todo. Certamente, a Verdes Mares mordeu os calcanhares do Império dos Marinho e pagou o preço por alcançar picos inimagináveis no Ibope, desbancando programas da “dona do poder”.

Ora, os meios de comunicação têm de atender primeiramente aos anseios do público, suas necessidades como telespectadores/ouvintes/leitores (Aí, falo de necessidades sem adentrar na questão da programação, tema controverso, principalmente no Brasil.). O que a Globo fez, caso se confirme, foi simplesmente negar o direito de programação local ao povo cearense e nordestino espalhado pelo país por puro interesse mercadológico.

Mais uma vez, somos obrigados a engolir no seco os mandos e desmandos daquela que nasceu em meio à Ditadura e se alastrou pelo Brasil como vírus mutante. Destruir a relação de proximidade da Verdes Mares para com o povo nordestino foi covarde, digno de quem realmente gosta da manipulação. Sendo assim, senhores e senhoras, o Brasil tem de acordar, mostrar que a opinião pública exerce poder (ainda!) e merece mais respeito, juntamente com a tradição e cultura de cada região do país.

Coxinha e Doquinha uma hora dessas estão obrando nas calças com medo de perder o emprego, dialogando mais ou menos assim:

- Tu viu, Doquinha?
- O quê, Coxinha?
- A Globo, mandou o patrão cortar o sinal da gente para o resto do Brasil. Pode?
- Pode não, Coxinha...
- Pode sim, Doquinha, eles são a verdadeira autarquia. Nós, somos apenas os fantoches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário